Lançado em 2002 como projeto estruturante do Programa Biodiversidade da Amazônia do MPEG, o projeto BIOTA PARÁ foi planejado e desenvolvido em parceria com a ONG Conservação Internacional. A articulação institucional foi fortalecida com a inserção da Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Governo do Pará.
No âmbito deste projeto foi realizado o Mapeamento dos Remanescentes Florestais do Centro de Endemismo Belém, elaborada a Lista de Espécies Ameaçadas de Extinção do Estado do Pará (a primeira lista vermelha para as regiões Norte e Nordeste do Brasil), articulado o pioneiro Programa Estadual Extinção Zero, desenvolvido a pesquisa Espécies Ameaçadas e Áreas Críticas Para a Conservação da Biodiversidade, e criado o Prêmio José Marcio Ayres Para Jovens Naturalistas, estratégia escolhida para envolver o universo escolar com o tema biodiversidade amazônica.
A Lista de Espécies Ameaçadas do Pará
Um dos resultados mais importantes deste projeto de longo prazo foi a elaboração da lista das espécies da fauna e flora ameaçadas de extinção do estado do Pará. Oficializada, a lista constitui um poderoso instrumento de definição das prioridades estaduais de conservação em termos de espécies da fauna e flora, bem como dos diferentes tipos de ambientes e regiões do estado.
O trabalho de elaboração da Lista teve inicio em 2003, com as seguintes atividades: 1) definição dos critérios e categorias de ameaça a serem adotados na avaliação do estado de conservação das diferentes espécies à nível estadual; 2) elaboração de uma lista prévia contendo uma relação das espécies candidatas a integrarem a lista das espécies ameaçadas e 3) formação de um banco de dados para cada uma das espécies candidatas a ameaçada.
Em abril de 2005, com o objetivo de tornar o mais ampla possível a discussão em torno da definição da lista de espécies da fauna e flora ameaçada do Estado do Pará, foi disponibilizado o banco de dados das 928 espécies candidatas a integrarem a lista de espécies ameaçadas do estado para consulta pública no site da Secretaria do Meio Ambiente.
O processo foi finalizado durante uma reunião técnica em junho de 2006, onde 48 especialistas definiram a lista de espécies ameaçadas do estado do Pará a partir de um contraste entre os dados compilados para cada espécie candidata e os critérios de ameaça adotados (IUCN 2001).
No relatório final encaminhado ao Conselho Estadual de Meio Ambiente foram apresentados: 1) A metodologia utilizada na compilação da lista final; 2) a lista propriamente dita, com as espécies e suas respectivas categorias de ameaça e 3) uma estatística final sobre as espécies ameaçadas de extinção do estado do Pará. Os especialistas avaliaram um total de 928 espécies candidatas a ameaçadas, tendo considerado 181 (19,5%) delas como efetivamente ameaçadas nas seguintes categorias da IUCN (2001): Vulnerável (128 espécies), Em Perigo (40 espécies) e Criticamente em Perigo (13 espécies).
PARTICIPANTES DA OFICINA “DISCUSSÃO E ELABORAÇÃO DA LISTA DE ESPÉCIES AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO DO ESTADO DO PARÁ” - 28 E 29 DE JUNHO DE 2006
ANFÍBIOS E RÉPTEIS: ANA LÚCIA DA COSTA PRUDENTE (MPEG / MCT), TERESA ÁVILA-PIRES (MPEG / MCT) E ULISSES GALATTI (MPEG / MCT) (COORDENADORES). Cláudia Azevedo Ramos (IPAM), Cristiano Nogueira (CI – Brasil), Guarino Colli (UnB), Ivelise Fiok (SECTAM), Maria Cristina Santos Costa (UFPA), Márcio Martins (USP), Marinus Hoogmoed (MPEG / MCT) e Selvino Neckel de Oliveira (UFPA).
AVES: ALEXANDRE ALEIXO (MPEG / MCT) (COORDENADOR) Jozélia M. S. Correia (UFRA), Magalli Henriques (INPA), Maria Luiza Videira Marceliano (MPEG / MCT), Sidnei Dantas (MPEG / MCT). INVERTEBRADOS: ALEXANDRE BONALDO (MPEG / MCT) E WILLIAN OVERAL (MPEG / MCT) (COORDENADORES) Antonio Brescovit (Instituto Butantan) e Expedito Silva (UFRA).
MAMÍFEROS: JOSÉ DE SOUSA E SILVA JÚNIOR (MPEG / MCT), LUIZ NÉLIO SALDANHA (IBAMA) E SUELY APARECIDA MARQUES-AGUIAR (MPEG / MCT) (COORDENADORES) Ana Cristina Mendes de Oliveira (UFPA), Enrico Bernard (CI-BR), Gilberto Ferreira de Souza Aguiar (MPEG / MCT), Isaura Magalhães (MPEG / MCT - UFPA), Maria Aparecida Lopes (UFPA), Mônica Monteiro Barros da Rocha (CESUPA) e Rodrigo Teixeira D´Alincourt da Fonseca (MPEG – MCT).
PLANTAS SUPERIORES: DARIO DANTAS DO AMARAL (MPEG / MCT) (COORDENADOR) Edson Vidal (IMAZON), Guilherme Carvalho (AIMEX), Haroldo Lima (Jardim Botânico – RJ), João Ubiratan Moreira dos Santos (MPEG / MCT), Olegário Carvalho (EMBRAPA – Amazônia Oriental), Rafael de Paiva Salomão (MPEG / MCT), Samuel Soares de Almeida (MPEG / MCT) e Selma Ohashi (UFRA).
PEIXES: WOLMAR BENJAMIM WOSIACKI (MPEG / MCT) (COORDENADOR) Flávio C. T. Lima (ISA), Luciano Montag (MPEG / MCT – UFPA), Mauricio Almeida (MPEG / MCT – UFPA) e Ronaldo Barthem (MPEG / MCT).
COORDENAÇÃO DE LOGÍSTICA E INFRA-ESTRUTURA: MILENA DEL DO RIO VALLE (CI – BRASIL) (COORDENADORA) Joice Santos (MPEG / MCT) e Lilian Bayma de Amorim (MPEG / MCT).
Acesse o relatório final da Lista de Espécies Ameaçadas do Pará – clique aqui
Acesse a Lista de Espécies Ameaçadas do Pará – clique aqui
Acesse o artigo Centro de Endemismo Belém: status da vegetação remanescente e desafios para a conservação da biodiversidade e restauração ecológica – clique aqui
Acesse o livro Espécies Ameaçadas de Extinção e Áreas Críticas para a Biodiversidade no Pará – clique aqui